quinta-feira, 24 de abril de 2014

Diário dos sonhos - parte 1

Eu acredito que sonhos dão dicas pra gente. Acredito que sonhos são aquilo que pensamos o dia inteiro sobre, que vimos, quisemos, sonhamos e não conseguimos.

Hoje eu sonhei que tinha passado num programa de mestrado que tem me interessado faz um tempo. Sonhei que fui pra essa cidade nova, fazer um tour e conhecer todos os setores, ver como tudo funciona, os cursos e tudo mais. Fui com umas colegas que tenho saído atualmente, que vivem uma realidade completamente diferente da minha (elas tem dinheiro e eu não). Por isso, estavam bem vestidas, bem apresentáveis, e eu, como não queria parecer muito horrenda perto delas, me vesti de forma parecida. A questão é que, nessa universidade que consegui a bolsa, as pessoas não se importam nem um pouco com o que eu estou vestindo e sim com o que eu tenho pra falar e acrescentar a elas. São capitalistas sim, como a maioria das pessoas no mundo, mas não quer dizer que precisam de status pra viver, menos ainda pra conquistar o seu capital. 

Fui mal vista, depois de entrar. Quando começaram as aulas, tinha apelido de metida e as pessoas nem me conheciam, apenas tinham me visto, metida e cheia de graça no dia do tour. Eles me olhavam de esguelha, faziam brincadeiras de ensino médio, me isolavam, entre outras coisas desagradáveis que você pensa que só vai ter que conviver no colegial.

É engraçado pensar nos inúmeros significados que ele possui pra mim. Ser menos desagradável. Querer agradar menos as pessoas que, possivelmente, não estarão comigo no futuro. Parar de tentar ser quem eu não sou. Parar de parecer quem eu não sou apenas para fazer parte de um grupo de pessoas, isso vale pras pessoas da universidade também, afinal eu não preciso virar uma hippie doente para ser uma profissional inteligente. Engraçado como os sonhos nos dão dicas, todos os dias, e nem sempre sabemos identificar o que eles realmente significam... Agora mesmo posso estar errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário